quinta-feira, 21 de abril de 2011

Método de Construção das Pirâmides

Perdido em pensamentos por esses dias, me peguei pensando no método de construção das pirâmides do Egito.

Esse tema é polêmico há, pelo menos, 5 séculos, pois muito pouco ou nada foi deixado, explicando como essas maravilhas foram feitas.

A Ideia:

Porquê escolheram uma pirâmide? Bem, em um mundo onde a tecnologia de construção ainda não conhecia o poder do aço revestido com concreto, fundações e demais materiais resistentes e, ao mesmo tempo, leves, como poderíamos construir uma edificação alta?

Somente se a base fosse maior que o cume!

A ideia da pirâmide vem - muito provavelmente - de um ato simples: pegue um punhado de areia e derrame no mesmo lugar, por completo. O fio de areia forma um "montinho" (circular, é verdade) muito semelhante à uma pirâmide.
Esse tipo de construção tem outras vantagens: Jamais "cairá". Nossos edifícios modernos, mesmo com toda tecnologia aplicada, se não sofrerem manutenção adequada, fatalmente um dia cairão. As pirâmides, por sua vez, podem se esfacelar com a erosão que ocorre diretamente na rocha, mas jamais cairá.


Os Problemas:

Ok, então vamos construir uma pirâmide. Inicio desafiando ao leitor a desenhar uma pirâmide, perfeita, tridimensional, em uma folha de papel.

.
.
.

Conseguiu? Quer mais tempo? Ah! Tem que ser perfeita, ein? Base quadrada, todas as arestas com o mesmo tamanho, etc, etc, etc...

Difícil, né?

Agora, imagine construir isso no mundo real. Com pedras. Pedras de toneladas de peso... Com a base nivelada com menos de uma polegada de erro. Alinhada aos pontos cardeais. Há mais de 7 séculos atrás. Sem máquinas, veículos, satélites ou computadores.

Pior: em cerca de 20 anos!

Li certa vez o relato de um engenheiro que mostra que, com nossa atual tecnologia, não conseguiríamos construir as pirâmides (com os mesmos materiais) no tempo hábil citado. Só a logística de extração/transporte de materiais já seria um desafio: A obra seria tocada com o próximo material a ser usado ainda em transporte.
Mas, mesmo imaginando que a extração perfeita de pedras e seu transporte não falhassem nunca em 20 anos, quando as pedras chegassem na obra, aí sim começariam os principais problemas.
As "pedras pequenas" que possuírem menos que 10 toneladas até poderiam ser içadas por guindastes... até helicópteros...
Mas o que fazer com as pedras de até 150 toneladas?

Complicado, né?


Teoria mais aceita:

Encontrei um monte de sites no google... A maioria são blogs "ctrl+C, ctrl+V"...

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/piramides/como-foram-construidas1.php

http://www.suapesquisa.com/historia/piramides/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mides_de_Giz%C3%A9
http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_421730.shtml
http://www.projetoockham.org/misterios_piramides_1.html

Bem, se quiserem mais fontes, vão no google...

Então, o que o povo diz é que fizeram rampas, sulcos inteligentes para nivelamento com água e, por fim, muito esforço físico. Isso somente bastou para fazerem as pirâmides.

Até acredito na tese do "esforço físico". Vejam esse link:

http://tilesexperts.com/wordpress/crise-mundial/o-segredo-da-construcao-das-piramides/

Legal né? Só com a força dos seus braços e com física o empreiteiro ali conseguiu deslocar as pedras pesadas.

Agora, a questão das rampas também já foram bem teorizadas:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1517772-EI295,00.html 

Então é isso, simples assim? Tão pouca gente, com muito conhecimento de física, força e pedras à disposição, fizeram estas maravilhas?


Minha Tese:

Estive lendo estes dias que as pirâmides podem ter sido construídas "se enterrando".
Sei... dizem que a inteligência do ser humano de 10.000 anos atrás é a mesma de hoje... Mas eu duvido muito. Cometo o crime de subjulgar a capacidade tecnológica de qualquer época anterior ao século 19.

Creio que os egípcios conseguiram desenvolver pirâmides tão perfeitas e imponentes porque simplificaram a sua construção: ao invés de construírem andaimes e rampas, eles simplesmente enterraram cada nível da construção com o que mais tinham à sua volta: areia!

Assim, logo após alinhar a base e assentar as primeiras pedras, uma massa de operários colocava areia ao redor do nível, criando uma nova "base" com o primeiro nível. Então, construíam o segundo nível. Camada após camada, todas enterradas sob areia.
Quando o cume fora colocado, o revestimento começava a ser posto, de cima para baixo. Cada camada revelava-se após escavarem a areia que fora utilizada para o nivelamento.
Assim, esqueçam andaimes e rampas. Blocos de pedra sempre eram deslocados em linha reta até a pirâmide, onde eram depositados com relativa facilidade.

Isso explica porque algumas pirâmides não deram certo, anteriormente, e porque somente as últimas pirâmides egípcias não possuíam degraus.

Não sei se estou entrando em mais um hall de "teóricos malucos", mas esse pensamento, por enquanto, resolve o problema das pirâmides, para mim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário