quinta-feira, 1 de março de 2012

Centro de ajuda ao Ípsilon

Minha revolta no outro dia foi tão grande, mas tão grande, que eu quero dar um passo à frente e ensinar, para você, Ípsilon, como ganhar dinheiro.

Serve para Deltas, Gamas e Betas, também. Sintam-se a vontade.
Outros Alphas que tiverem ideias e dicas diferentes, fiquem a vontade para se expressarem.

Primeiramente, como já falei no outro post, não existe fórmula mágica. Queres enriquecer do dia para a noite? Aposte em loterias. Não dou a mínima garantia. Mas há a remota e infinitesimal possibilidade de você ser sorteado.

Para os que entendem que o mundo não é faz-de-conta, ainda existe o problema do "empreguinho".
Entenda: Só quer "empreguinho" quem é uma "pessoinha".
Quem é gente de verdade, quer Emprego. Com letra maiúscula. Com desafios todos os dias. E já adianto que uso a palavra "Emprego" não no sentido "vaga de trabalho" mas, sim, "utilização de um recurso". Sim, uma pessoa de verdade sabe que, ao ser contratada, está sendo utilizada. A empresa te contratou por algo que tu podes dar para ela. Tempo, conhecimento, habilidade... Algo tu tem que a empresa quer.

E, caro Ípsilon, todos queremos atitude, o tempo inteiro. Iniciativa. Indignação com o que tu nota que está errado. E a correspondente qualidade e determinação para arrumar o que tu notou que está estragado. Nem que não tenha sido você que estragou. 

Outra. O momento de definir o quanto tu recebe pelo teu trabalho é a entrada na empresa. Depois disso, tu tens que te sobressair MUITO, para receber aumentos substanciais. Nós, Alphas, conseguimos isso. Você, entretanto, talvez não tenha a mesma "sorte".

Uma vez definido o que você ganha, evite viver no ciclo "pagamento-pagamento". Ninguém precisa, realmente, usar todo o dinheiro que ganha. Normalmente, gastamos porque o dinheiro existe. Esse é o mundo que as grandes corporações querem. Você trabalha produzindo para elas. Elas te pagam algo para te dar a falsa ilusão que tu tem escolha e não é um escravo. Depois, elas te induzem - com propagandas mil - a gastar todo o dinheiro que elas te deram, novamente com elas.

Saia desse ciclo. Não use uma parte do seu dinheiro. Guarde-o. Mas eu sei como é complicado guardar dinheiro. Ainda mais para alguém viciado em compras, como você, Ípsilon. Então, o conselho de amigo é: Invista!

Bem. Uma coisa que todos devem saber é que Homem (escrito assim, com "H" maiúsculo) sabe investir. É tipo pré-requisito para poder beber cerveja: Homens devem saber investir. Nem que seja em um título de capitalização bobo. Em uma carteira de investimentos, no banco. Em previdência privada. Até mesmo em ações. Homem, de verdade, sabe investir o seu dinheiro.

Então, Ípsilon, se você está trabalhando, não importa o valor do seu salário, comprometa uma parte dele com algum investimento. Mesmo que sejam dez míseros Reais.

Investir é uma bola de neve. Quanto mais tu investe, mais tu tem e mais tu quer re-investir. Quando tu menos espera, passam-se os dias, os meses, os anos... E dinheiro grande aparece.

No Brasil, o governo faz isso de modo compulsório, com o FGTS. mas porque ficar só nesse investimento, né? 

Bem, digamos que você seguiu o meu conselho, caro Ípsilon, passou o tempo e o resultado apareceu. Você tem uma pequena bolada.
O seu natural, claro, é correr para comprar uma moto ou um carro. Ou outra coisa inútil dessas...
Entenda: O desafio, com o dinheiro, é tu chegar no nível que o teu dinheiro trabalha, para ti. Não o contrário.
Não sabes como fazer isso? Bem, então o primeiro e melhor lugar para investir a bolada que você tem é em um curso. Porque tempo, amigo, embora precioso, todos têm. Agora, o conhecimento nos difere! Ter um pouco mais de conhecimento significa poder encontrar um emprego melhor. Que pague mais. Que faça com que tu possas investir mais.
Sei. O que acabei de propor é impensado, para você! Não comprar um carro! Não colocar um som alto! Não sair para pegar as gostosas! Nada disso! Em vez de tudo isso... Gastar para ir para aula!
É. Justamente por tu pensar assim, que tu é um Ípsilon.

Conforme vais ganhando conhecimento, mais tens capacidade de fazer coisas. Só que, mesmo trabalhando e estudando, tu tens tempo livre. Use-o com sabedoria. Há o tempo da sagrada preguiça, para que tu possa repor tuas energias e continuar mantendo a excelência. Mas, com as baterias plenas, é hora de atividades complementares.
Tome um hobbie. Algo que tu goste, que te dê prazer fazer. Aprenda a tocar um instrumento. Pratique oratória. Escreva textos, poesias, livros! faça algo construtivo com seu tempo ocioso. 
Assim, você abre uma válvula de escape. Uma das maiores causas de gastos impensados e desnecessários, é o ócio. Muitas vezes, por não termos o que fazer, compramos bobagens. Comida, bebidas, roupas... Coisas que não precisamos, simplesmente porque "não tínhamos nada mais o que fazer". O teu hobbie produtivo te poupa disso. Tá, talvez tenhas que investir algo, para poder levar o hobbie a frente. Mas dedique-se a ele. Nunca se sabe quando o hobbie pode vir a ser rentável. Quando ele pode simplesmente substituir o trabalho principal.

E aí chega a última dica: Uma hora tu vai fazer algo em teu tempo livre, que interessará alguém. E tu vai vender essa coisa. Uma pessoa chama a outra e, quando tu vê, tem uma fila para comprar o que tu faz por esporte. Aí, tu nota que, se sair do trabalho oficial e ficar só no trabalho por esporte, ganha mais. Então, abre tua empresa. Só que, mesmo assim, tu não consegue dar conta de todos os pedidos. Aí, tu passa a querer contratar alguém.

Por hoje, era isso.
Na próxima vez que tocar nesse assunto, vou te ensinar, Ípsilon, como se relacionar com as pessoas.

Insisto, não estou pregando sectarismo social, aqui. Muito pelo contrário, minha intenção é mostrar para os menos inteligíveis, como podem ascender como pessoas.
Lembrando que existem Ípsilons, hoje em dia, em todos os lugares... inclusive em presidências de grandes empresas.


Um comentário:

  1. Muito bom! Principalmente a parte de adquirir conhecimento. Sempre temos algo para aprender.

    E acho que não existe nada mais satisfatório que trabalhar em algo que gostamos, que nos da prazer. Essa é a melhor forma de ganhar dinheiro e se manter motivado.

    ResponderExcluir