domingo, 15 de abril de 2012

Inspiração

Você sabe por que o Super-Homem serve?
Para que o Super-Homem foi criado?
Como ele conseguiu tornar-se tão popular?

O final do século 19 e início do século 20 foi uma época complicada.

A primeira revolução industrial - a era do vapor - estava agonizando, enquanto a segunda era - do petróleo e da eletricidade - estavam surgindo.
Nesse movimento, máquinas mais eficientes tomavam empregos de centenas, enquanto produziam como milhares.
Aliado ao fato que muitos países ainda lutavam guerra nacionais, para definirem suas fronteiras... Como Alemanha, Itália, Império Austro-Húngaro, o Brasil... E até mesmo em países que já havia se consolidado, os reflexos dessa desestabilização eram notados.

Novas formas de ganhar dinheiro apareceram. Bancos criaram o sistema financeiro privado. Agiotagem virou "empréstimo"... O mundo queria entrar nos eixos, mas não conseguia.

Tudo porque não haviam regras. Como tudo era inacabado ou muito novo, não haviam regulamentações o suficiente, que garantissem a isonomia de oportunidades, para todos.

O mundo entrou em guerra. E a guerra nada mais é do que o ponto de ruptura, de revolta. Onde o acúmulo de poder chega a um ponto em que poucas pessoas detém todo o poder, enquanto a imensa multidão só possui seus punhos. A multidão se revolta e a guerra dura até o poder ou a multidão se acabarem.

O resultado dessa Primeira Guerra Mundial foi uma onde de crise pelo mundo inteiro. Em 1929, houve o primeiro Crash na economia mundial. O desespero era inédito e avassalador.

E, como no final da Primeira Guerra Mundial os poderosos obtiveram a vitória, em uma geração já havia povo, novamente, para iniciar uma Segunda Guerra Mundial. Uma guerra iniciada por um povo com espírito de vingança, soberania e ódio. O prato cheio para que, independente do resultado - poderosos ou odiosos vencendo - o mundo todo perdesse.

Só que não.

No lugar de mais concentração de poder e ditaduras terríveis, as nações vencedoras criaram uma instituição. Idônea, acima de todas as outras, mas com princípios benevolentes: a ONU. Aliás, meu post de ontem pela manhã foi a respeito do primeiro trabalho das Organizações das Nações Unidas: a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Então, esse é o momento de se perguntar: o que faz o Ser Humano decidir matar e escravizar seus pares em um momento e, no outro, em libertar e garantir os direitos básicos à vida, para todos?

Simples: o Sonho.

O Sonho inspira. A ideia bonita, de um mundo melhor, de alcançar algo que jamais conseguimos! O desejo de ser sempre mais! Ver outra pessoa com princípios irrefutáveis nos inspira a sermos pessoas melhores.
E não há nada melhor para criar sonhos do que as atitudes de um Herói.

O Super-Homem nasceu em uma época em que as maravilhas científicas ainda não existiam, por completo. Ele ajudou muita gente a enfrentar os dias ruins, como se o desemprego, guerra, fome, violência e todas as atrocidades fossem inimigos, que poderiam ser combatidos com integridade, força de vontade e inteligência.

Com o passar do tempo, a ciência fez com que o próprio homem pudesse inspirar seus pares.

O vídeo abaixo mostra o porquê de existir a NASA. E é imperdível:





Nenhum comentário:

Postar um comentário