domingo, 22 de abril de 2012

Mapa do RS!

Desculpem aos amigos dos demais Estados e Países. Mas o Rio Grande do Sul é demais!


Sinceramente, não sei de onde veio todo esse amor e orgulho que temos, pela terra em que nascemos. Mas creio que cada gaúcho tenha consigo a certeza que defenderá cada milímetro dessa terra com a vida, se necessário!


Um pouco, talvez, credite a uma geração especial, que o Rio Grande do Sul criou. Houve um tempo, aqui, em que as escolas funcionavam. Em que as matérias eram passadas rigidamente. Em que a disciplina para fazer o correto e necessário era inata à esmagadora maioria. E o dever de ser o melhor no que se faz era mais do que uma imposição da sociedade, mas um pacto que cada um tinha consigo.


Atentem para três pontos importantes:
1 - Dizer que houve uma geração diferenciada, no Rio Grande do Sul, não exclui o fato de que houveram gerações diferenciadas em outros locais. Que cada povo tenha o orgulho por sua terra!
2 - Tão pouco fazer menção à uma geração, não exclui a certeza de que existiram pessoas únicas em outras gerações.
3 - Muito menos pensar que a geração diferenciada Rio Grandense era homogênea e que ninguém fosse sequer mediano.


Mas que houve uma geração diferenciada, isso houve. Escolas técnicas, faculdades e pós-graduações de primeiro mundo inundaram nosso dia-a-dia. As coisas eram resolvidas. Nosso rincão tornou-se fantástico.


Talvez uma das coisas mais legais que essa geração diferenciada trouxe, foi o trabalho histórico sobre as tradições gaúchas, encabeçados por Luiz Carlos Barbosa Lessa e Paixão Côrtes. Essas tradições foram sendo redescobertas, reutilizadas e, hoje, existem Centros de Tradição Gaúcha espalhados pelo mundo inteiro.


Mas não é só de churrasco, chimarrão, boi e bombachas que o Gaúcho se orgulha. Embora em rápido declínio, temos um povo altamente crítico, politizado e instruído. Pessoas que desenvolvem seus ofícios, colocando nosso querido Estado em evidência.

Pena que essa característica está se perdendo rapidamente, nas novas gerações.

As imagens que ilustraram esse post? Um Excelente mapa do Rio Grande do Sul, indicado pelo colega Keller, neste site aqui: http://thecreativefinder.com/portfolio-full.php?username=romeuejulieta&gallery_id=9683


Nenhum comentário:

Postar um comentário